Sobre Mim

Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo
Agrupamento de Escolas Comendador Ângelo Azevedo. Página Web http://www.ebangeloazevedo.org
Ver meu perfil completo

Outros Blogs da nossa Escola

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Uma tarde na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto!

No dia 26 de Novembro realizou-se mais uma saída da Eco-Escola. Desta vez o destino foi a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, em Aveiro.



Uma bonita tarde de Sol, mas fria, própria do Outono que atravessamos.
Após a chegada ao Centro Interpretativo da Reserva assistimos a uma palestra sobre a área protegida que íamos visitar.
Em seguida a guia da reserva que nos acolheu e acompanhou durante toda a visita conduziu-nos pelo trilho florestal que dá acesso à praia.
Pelo caminho foram feitas várias paragens sempre que a guia queria chamar a atenção do grupo para algum aspecto mais importante.

A coordenadora do eco-agrupamento (prof.ª Sónia Luísa) e os eco-estudantes escutando as explicações da guia.


Os eco-estudantes observaram diversos cogumelos e ouviram falar das espécies exóticas que com o tempo se transformaram em infestantes, como as acácias e a erva-das-pampas que proliferam na mata da reserva, sobretudo desde o terrível incêndio que a destruiu parcialmente. Tiveram, também, oportunidade de observar exemplares de árvores autóctones, como o amieiro, o salgueiro e o pinheiro-manso.




Ao longo do trilho e graças aos cartazes nele afixados os alunos ficaram a conhecer algumas das espécies de aves e mamíferos que vivem na reserva.



Na praia, e depois de atravessarem o longo passadiço, os visitantes observaram o sistema dunar, com a sua vegetação típica, muito bem conservado, para de seguida, regressaram à mata e continuarem a caminhada até à pateira.





A tarde não ía muito avançada mas o Sol de Outono estava com pressa em se deitar! Isto fez arrefecer a temperatura e impediu que o grupo pudesse fazer uma correcta observação dos patos, galeirões, garças e mergulhões que se encontravam na pateira.



Mas estas circunstâncias não retiraram a importância da visita nem tão pouco o entusiasmo demonstrado posteriormente pelos alunos já dentro do autocarro.

Ficamos todos ansiosos pela próxima saída ecológica!

1 comentários:

goooooood girl disse...

your blog is so good......